29.3.05

Chegou o “Admirável Mundo Novo”

Uma notícia avançada pelo Diário de Noticias ontem 28/3 mostra que Portugal quer criar uma base de dados genéticos. Sempre temi pelo aparecimento desta notícia, sinceramente acreditei que não fosse tão cedo que a iria ver, mas infelizmente e para espanto meu ela surgiu. O receio que tenho associado a esta notícia é real, muitas pessoas assim não o acham, mas vou vos constatar que assim o é. A base de dados genéticos é nada mais nada menos que uma base de dados onde o nosso perfil genético estará presente, o governo diz que a necessidade desta base de dados surgirá apenas para colmatar necessidades forenses, o que já acontece noutros países da Europa, mesmo por este motivo não só a favor desta invasão da nossa privacidade.
O uso desta ciência, pode ser positiva, a terapia génica é já usada nos dias de hoje, problemas nos embriões humanos poderão ser detectados com a aplicação deste novo conhecimento e doenças genéticas graves que irreversivelmente trariam uma má qualidade de vida a uma criança pode hoje em dia ser detectada, até aqui tudo bem, uma utilização forense e uma utilização preventiva, até, repito até poderia estar de acordo…mas o problema não fica por aqui.
Perguntas como, quem utilizara esta informação obviamente se levantam, certamente que isto irá trazer um longo e complicado debate às nossas televisões, e não vai ser fácil conseguir explicar as pessoas de que realmente se trata, pois assuntos de fácil compreensão são alvo de longos e aborrecidos debates, imaginem um sobre este assunto.
O que me assusta neste assunto, é que a maioria das pessoas não faz a mínima das ideias das consequências que este tipo de informação pode trazer, esta informação nas mãos dos bancos, companhias de seguros, entidades patronais, vão fazer com que tu por exemplo, caso tenhas propensão genética para um qualquer tipo de doença, não quer dizer que a vás ter, mas que tenhas o gene característico ao aparecimento de uma determinada doença (que diga-se de passagem é bastante fácil, qualquer um de nós ter no seu historial genético um familiar com cancro, Parkinson ou outra infelicidade qualquer) não consigas ter direito a um empréstimo para comprar casa, para fazer um seguro de saúde, para trabalhares numa determinada empresa, baseando-se no facto que podes eventualmente vir a ter uma destas doenças.
Num país tão corrupto como o nosso, este tipo de informação vai andar espalhado como sementes ao vento, as consequências vão ser devastadoras, aqueles que não conhecem este tema poderão pensar que estou a exagerar, mas se nós estivermos dispostos a isto, a nossa vida vai piorar, ainda para mais, não se percebe porque Portugal que sendo o pais europeu com menos conhecimento e capacidade cientifico/tecnológico quer ser inovador nesta tecnologia, será que vamos ser as cobaias? Pois porque neste aspecto não se pode testar esta tecnologia e medir as suas consequências num pais de terceiro mundo (como fazem por exemplo com vírus), onde nem sequer existe uma sociedade organizada como a nossa, Portugal é o pais mais “terceiro mundista” ocidentalizado, temos as características perfeitas para sermos ratos de laboratório.
Não, não podemos deixar que isto aconteça, é uma invasão à nossa individualidade e privacidade tal que não existirá maneira de se voltar atrás.
E isto é o principio duma catastrófica sucessão de acontecimentos, depois de condicionarem os empréstimos bancários, o direito a seguros de saúde e a empregos (entre muito mais coisas), depois da tecnologia estar imposta na sociedade, as diferenças sociais iram aumentar drasticamente, pois como todos sabem já hoje elas existem, e quem tem maiores capacidades económicas, pode dar aos seus filhos melhores colégios, melhores condições para à pratica de desportos, entre outras condições como o simples acesso à Internet que como fonte de conhecimento pode bem ser um factor decisivo na educação de uma pessoa contribuindo assim para o seu sucesso pessoal e profissional, agora extrapolem estas diferenças para um mundo (que pelos vistos não esta assim tão longe) onde os mais ricos poderão “comprar” e dar aos seus futuros filhos por exemplo os genes de maior inteligência e destreza física, se isso acontecer, como se volta para traz? Se eles já são ricos, se eles já tem mais e melhores oportunidades, então com estas diferenças mais acentuadas a estratificação social vai conhecer uma realidade nunca antes vista, e os degraus vão ser maiores e impossíveis de subir.
Não podemos deixar que isto aconteça, esta nas nossas mãos, não permitir que a nossa vida, na mais pura das forma utilizada como ferramenta para a estratificação social em prole das vantagens dos mais poderosos.

Aconselho a leitura de alguns livros para perceberem melhor a dimensão do problema:
“ O SÉCULO BIOTECH - Dominando o Gene e Recriando o Mundo” - Jeremy Rifkin
“O NOSSO FUTURO PÓS-HUMANO – Consequências da Revolução Biotecnológica” - Francis Fukuyama

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

.. hoje o motivo de discussão foi justamente o tema deste post e ainda nem tinha lido! CLARO, que como não estavamos 100% de acordo tive que ouvir "mas PORQUÊ" ... sempre pronto para interromper uma conversa.. sempre a tentar com que concordem contigo... sempre à procura de uma resposta para tudo..sempre... e sempre a mesma pergunta "Mas PorquÊ?".. e quase sempre como resposta ouvimos "não faz sentido".. es tu.. tu próprio!! .. ParaBéns Anjo ... P.S: mesmo assim ainda vamos discutir bastantes vezes.... nao te livras tao facilmente de mim ... ma perché?..

04:14  
Anonymous Anónimo disse...

E tu "sempre" a usar a palavra "sempre"...

03:09  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Locations of visitors to this page
eXTReMe Tracker