25.3.05

Carica vs Nintendo

O conflito entre gerações é marcado por atritos, muitas vezes impossíveis de resolver, não por falta de tentativas nem por falta de bom senso e compreensão por parte dos envolvidos, trata-se de pontos de vistas irremediavelmente diferentes, que hábitos e usos tornam o consenso algo difícil de se obter. O que faz com que as diferenças temporais de existência, sejam uma fonte de conflitos? A própria condição económica, e o avanço tecnológico vivido em épocas diferentes fazem com que um luxo no passado seja considerado uma posse banal dos dias passados, até aqui tudo bem, aceitar estas diferenças e tentar ultrapassar os problemas, é algo que fazemos diariamente com os nossos familiares mais idosos, obviamente estou a generalizar, existem muitos “avozinhos” por aí espalhados mais “open minded” que muitos das gerações mais próximas das nossas. Agora pergunto-me a mim próprio, se já eu sofro de um preconceito originado por esta mesma fonte, será que a minha não-aceitação, a anúncios apelativos à sedentarização em prol do desporto é já um complexo que tenho em relação aos mais novos? Neste momento não consigo sequer aceitar como é que marcas como a nokia e grupos como a sonae, pela mão da worten, fazem anúncios explícitos e demasiadamente claros que apelam ao consumo de material informático e telemóveis com jogos em detrimento de uma actividade física saudável, pois torna o desporto mais seguro se obtarem por faze-lo sentado no sofá. Certamente já toda a gente teve a infelicidade de constatar o que vou escrevendo nestas linhas e é definitivamente para mim…um choque… não é que quisesse que os jogos que entreteram a minha infância, fossem os mesmo que fizessem os meus netos passar as tardes na rua, mas uma sedentarização imposta quase como que por preconceito social aos jovens privando-os de actividade desportiva ao ar livre é assustadoramente medonho, já hoje em dia isso se passa, muitos são os jovens que optam por ficar em casa a jogar computador do que ir para rua fazer qualquer coisa que fosse, esta medida e opção, muitas vezes também é recebida de bom grado pelos pais que minimizam assim as suas preocupações. Sei que uma resposta válida para este problema é difícil de se obter, pois se alguns pais mais conscientes obtarem por não dar aos seus filhos “as ferramentas do divertimento caseiro” em detrimento da liberdade obtida na rua, vão se confrontar com problemas menos práticos de solucionar como queixas “sou eu o único na escola que não tenho um telemóvel” e outras mais, viver a pensar que os nossos filhos são apontados com desdém pela negativa quando na realidade é pela positiva, não há de deixar ninguém tranquilo…mas que fazer?
As consequências que tudo isto pode trazer são óbvias, doenças do foro cardiovascular, obesidade e a maior doença inerente a este problema é sem dúvida a não socialização.
É um fardo pesado o que os miúdos têm de carregar se estes em conjunto com os seus pais obtarem por este estilo de vida que eu não duvido que seja mais seguro, mas depois, a médio e longo prazo, as consequências vão ser devastadoras.
Pode esta minha preocupação ser intitulada de “conflito entre gerações”?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Locations of visitors to this page
eXTReMe Tracker