28.3.05

Poluição à venda na bolsa de valores

Isto já parece o mercado negro, se não é, para lá caminha. Isto porque nos últimos dias devido ou à seca, o frio, o preço do petróleo e a entrada em vigor do Protocolo de Quioto fizeram com que o preço das licenças de emissão de dióxido de carbono aumenta-se, licenças que são a unidade de referencia do sistema europeu de comercio de emissões, então, se o protocolo de Quioto para reduzir a quantidade de emissões de dióxido de carbono fez com que fossem atribuídas licenças as industrias de cada pais, porque é que estas se põem a vender as mesmas? Sendo que o sistema prevê atribuir gratuitamente qualquer coisa como 12.000 licenças, incluindo as 239 Portuguesas. A ideia é fazer um balanço das emissões de cada empresa, quem tiver a menos pode compra-las no mercado, ou então vende-las quem as tiver a mais…parece-me a mim que o protocolo de Quioto onde depositei tanta fé, para um melhoramento significativo do ambiente, não passa de mais um lobby para fazer circular dinheiro, que como toda a gente sabe é um dos factores de crescimento económico. Será que a atribuição de licenças é feita sustentando-se em bases de poderio económico/governamental. Será que quem quiser aniquilar industrialmente um concorrente, basta adquirir um maior número de licenças? (licenças que ainda não foram atribuidas e já se transicionam através de acordos futuros) Será que a entidade que as atribui ira se reger pelas necessidades de desenvolvimento de países subdesenvolvidos? A mim não me parece…é uma tristeza que até algo tão nobre como a tentativa de vivermos num planeta saudável, seja aniquilada pelos mais poderosos que se focam nas suas necessidades pessoais.
Para terem uma noção do quanto o nosso ambiente é ignorado, saibam que para se emitir uma tonelada de dióxido de carbono basta qualquer coisa como aproximadamente 15€ (valor variável), sendo que este valor em Fevereiro era de metade.
Percebam que o respeito pelo nosso ambiente praticamente não existe e que temos que ser nós (os pequenos indivíduos da sociedade) a desmascarar o que se está a passar pela divulgação e por uma atitude mais activa em prole de nós mesmos e das outras espécies.

2 Comentários:

Blogger Xanusca disse...

:D não devias ser tão critico...
Aquilo de que falas chama-se "Mercado do Carbono" e é uma medida que permitirá controlar as emissões de CO2 p/ a atmosfera. Ao menos, assim, haverá um limite máximo de emissões, independentemente de quem as faz. Repara: como empresa, interessa investir no ambiente porque assim poupas titulos de carbono que poderás vender a outros menos cumpridores ou que ainda não implementaram as medidas, porque são caras e morosas.
Por outro lado, se ultrapassas esse limite tens coimas elevadas.
Como os titulos de emissão são limitados há que gerir bem os que estão disponíveis e tentar poupar.
No fundo é um incentivo à prevenção e controlo da produção de CO2 interna de cada empresa. Tem a sua utilidade...
Quanto aos preços, não comento porque não estou a par mas o que referes é realmente uma ofensa....

11:06  
Anonymous Anónimo disse...

Não considero a minha critica como sendo excessiva, apenas constatei factos, e se olharmos para o passado das negociações da conferencia do Rio e do protocolo de Quioto ainda poderia tecer mais criticas

03:22  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Locations of visitors to this page
eXTReMe Tracker