22.3.05

Água d'Ouro II

Para quê uma data comemorativa se não se festeja nada? Alguém viu alguma comemoração, algum evento, que marque a comemoração do dia mundial da água? Data que representa “apenas” a vida, na sua forma mais simples. Não há uma justificação óbvia e sensata para tal desprezo para com esta data tão importante, mas o natal sim….o natal interessa lembrar 1 mês antes! Porque fazem do consumismo natalício uma data mais importante que a nossa própria vida? A resposta é sempre a mesma!
Falemos do que interessa, a Água que como toda a gente sabe é a ligação de um átomo de oxigénio maior ligado a dois átomos de hidrogénio mais pequenos, é a junção de moléculas mais perfeita que existe, não tem cheiro, não tem sabor, as suas propriedades são tão variáveis que tanto pode ser geralmente benigno como pode ser rapidamente letal, conforme o estado em que encontra pode congelar ou ferver, quando se junta com outras moléculas orgânicas pode formar ácidos carbónicos tão corrosivos que corroem estatuas e deixam as arvores sem uma única folha, a agua esta por todo o lado, uma batata tem 80% de agua, um tomate 95%, uma vaca 74%, uma bactéria 75%, e um humano 65%, só para termos uma ideia do que representa tal quantidade de agua, estes valores percentuais fazem com que nós sejamos mais líquidos do que qualquer sólido numa proporção de dois para um. A água não podia ser mais estranha.
O facto da água ser tão ubíqua faz com que tenhamos tendência a não a valorizarmos da devida maneira, enquanto substância extraordinária que é, e esquecemos que sem água o corpo humano deteriora-se rapidamente.
O nosso desprezo é tão absurdo que não nos faz pensar que uma ínfima parte da agua existente no planeta pode-nos envenenar, sim estou a falar da agua salgada., precisamos de sais para viver, mas a agua do mar tem mais do que o necessitamos, qualquer coisa como 70 vezes mais, apenas 3% de toda a agua do planeta é doce, e não nos podemos esquecer que vivemos num sistema fechado, não vai aparecer mais agua.
A maior parte desta água doce encontra-se em lençóis de gelo e calotes polares, apenas uma porção ínfima se encontra em lagos, rios e reservatórios naturais, e uma parte mais pequena, encontra-se nas nuvens.
A que conclusões obvias chegamos? Que todo e qualquer consumo excessivo de água é um luxo maior que qualquer outro inimaginável, não se pode gastar água como temos vindo a gastar. Todos nós conhecemos as simples técnicas que existem para fazermos um uso racional da água.
Apliquemo-las

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Não tomes banho Hoje!! Ja que não plantas árvores..... Ao menos água poupas!

15:27  
Anonymous Anónimo disse...

Força pedro continua a escrever. Precisamos é de chuva....Ve la se fazes chover...Abraço
Carlos Sousa

00:41  
Anonymous Anónimo disse...

Carlos infelizmente ainda não aprendi a dança da chuva, mas Marta podes ter a certeza que não a vou aprender no duche...

03:16  
Anonymous Anónimo disse...

por falar nisso, começa a beber água ;)

02:11  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Locations of visitors to this page
eXTReMe Tracker