20.3.05

Água d’Ouro

A seca, não é ao contrario do que tem vindo a ser especulado, uma única e tendenciosa consequência das desordens ambientais provocadas pela humanidade, sem duvida que é fácil atribuir todas as culpas a esse motivo, mas precedentes pluviométricos anormais mostram que antes dos índices de poluição serem tão elevados, períodos de seca iguais ou piores aos presenciados este ano fazem parte dos padrões pluviometricos do nosso país, não nos deixemos levar pelas fáceis e precipitadas conclusões dos mestres da oratória, para assim conseguirem de uma maneira especulativa aumentar o preço da agua tendo assim um motivo para tal. O lobby é assustadoramente abrangente, não só pela empresa pública de águas livres, mas também pelos comerciantes de águas engarrafadas, e até pelos estabelecimentos comerciais que falam em começar a cobrar o “copo de água” …vão para o caralho ladrões…. Já não basta os subsídios que vão sair dos nossos bolsos para acalmar a ira dos agricultores, eu até poderia estar de acordo com eles, mas o subsidio só chegará aos grandes produtores que queixam-se que não tendo os subsídios de calamidade para assim poderem gastar milhões de cm3 de agua preciosos para completarem o ciclo completo das suas produções, conseguindo receber os subsídios da união europeia, para depois muita dessa produção ser enterrada e assim poderem receber mais outro subsidio (aos mais cépticos aconselho a verificarem estes dados no site do ministério da agricultura), não me queixaria tanto se esses subsídios fossem dados aos que praticam uma agricultura de subsistência, mas tal não acontece. O período de seca que se vive hoje vai fazer com que o preço da água aumente, e os media tem uma importante cota de responsabilidade, pois estão de antemão a acalmar os consumidores mostrando de uma maneira sagaz o seca que atinge o país. Os barões da Epal têm assim o trabalho facilitado, o que obviamente leva à pergunta: Nos anos em que ao contrário do que acontece hoje em que a chuva era muita não ouve uma diminuição dos preços da agua pela parte dos mesmos?... Pois não, não ouve…calem se aqueles que especulam a mando dos barões e calem-se aqueles que desinformam prejudicando assim a vida já por si difícil dos que menos têm.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Eu não diria melhor! Mas hoje acordei feliz! Estava a chover!!

09:29  
Anonymous Anónimo disse...

Ao menos vai ser cumprida a Directiva-Quadro da Água e, em pincipio, será feita uma melhor gestão dos recursos hidricos das bacias hidrográficas.

14:33  
Anonymous Anónimo disse...

Essa melhor gestão infelizmente esta a passar por fazer "furos de captação de agua" e assim utilizar e poluir os lençois freaticos existentes

03:13  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Locations of visitors to this page
eXTReMe Tracker