26.3.05

Código "morse"

O motivo das novas mudanças no código de estrada, não são a meu entender, mudanças que farão diminuir a mortalidade verificada nas estradas Portuguesas, digo isto por vários motivos, o uso de colete por exemplo, não há duvida que vai fazer com que a visibilidade aumente em caso de uma avaria ou outro qualquer inconveniente que faça o automóvel parar, mas quando ouvimos as causas das mortes nas nossas estradas, não consta a morte por atropelamento por causa de má visibilidade de alguém que mudava um pneu ou esperava por reboque, consta sim atropelamento de peões transeuntes, e não me parece que vá ser obrigatório o uso de coletes a toda a gente que atravesse ou circule perto de estradas, portanto esta medida não faz muito sentido (como referi não digo que não traga segurança, digo é que não vai diminuir o numero de mortes), outras mudanças como a aplicação de coimas mais elevadas para quem não cumpra as novas regras, e a mudança de muitas contra-ordenações até agora consideradas graves para muito graves, vai fazer sim com que os bolsos do governo se encham cada vez mais, uma vez que a maioria das contra-ordenações que foram exponencialmente aumentadas são aplicadas a grande maioria das vezes dentro das cidades, onde o numero de mortes é uma milionésima parte das que ocorrem nos auto-estradas e nos itinerários principais, locais onde a presença de semáforos e de sinais “stop” é praticamente inexistente.
Em contrapartida a velocidade mínima de circulação nos auto-estradas foi aumentada de 40 km/h para 50 km/h, não digo que seja um incentivo à circulação em velocidade excessiva, mas o contrário também não foi… não há duvida que é perigoso ir-se no auto-estrada a 160 km/h e depararmo-nos com um automóvel a 40 km/h, mas também não morre ninguém por esse motivo, porque supostamente não se pode andar a 160 nem o carro que por algum motivo circule a 40 não estará na faixa da esquerda, a não ser por avaria, e nesse caso não é a intervenção da policia nem a respectiva coima que irá mudar essa situação ao infeliz do condutor que já tem o seu automóvel avariado.
Imagino já a perseguição que se irá desencadear nestes primeiros dias, tentando apanhar os condutores mais desatentos e desprevenidos, para não falar na corruptibilidade que se vai original quando as coimas são tão elevadas.
Os autores de tal barbaridade não conseguem enganar nem os menos atentos, pois o lobby está a frente de todos nós, para não falar na tamanha estupidez de quererem nivelar as coimas com os outros países da Europa, mas quanto toca a nivelar os ordenados, ninguém tem tanta pressa em colocar Portugal junto dos restantes da UE. Vamos pagar multas como pagam na Alemanha, mas é importante não esquecer que na Alemanha um empregado de balcão recebe 1500€.
Não querendo ferir susceptibilidades, aviso de antemão que a minha vontade desde já é escrever um cem numero de palavrões, para tentar mostrar a quem quiser prosseguir na leitura deste texto a minha tamanha revolta, por isso aqui vai….Filhos de uma granda puta, ladrões do caralho, vão comer à pala do trabalho e não andem a tentar arranjar maneiras de roubar o povo de maneira legal.
Esta alteração ao código, é inequivocamente uma maneira de fazer os cofres do estado aumentarem, pois as verdadeiras mudanças que, eventualmente poderiam surtir algum tipo de efeito na redução do numero de mortos na estrada ficaram por fazer, talvez por receio politico ou qualquer outro motivo ainda não decifrado por mim.
Espero que esteja enganado e que efectivamente se vejam os números de mortos e de feridos graves reduzirem. Não vai ser difícil confirmar…

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