31.3.05

Aconteceu

A cultura da telenovela, é impiedosa ao ponto de conseguir fixar milhares de pessoas em frente ao aparelho estupidificante, a cultura Portuguesa nos últimos 20 anos é sustentada em parte por uma realidade, não real, terá de ter consequências, negativas certamente, historias de vida imaginadas miraculosamente ajudam a sonhar e a ter como bases de preconceito, coisas que nos impingem de uma realidade diferente da nossa, a realidade Brasileira (a maior parte das vezes) que é diferente da nossa em vários aspectos. São historias que fazem parecer a vida quotidiana de quem as vê um autêntico fracasso, e não admiro que muitas pessoas cheguem a um ponto pré depressivo por não conseguirem atingir vidas amorosas e profissionais perfeitas, idênticas as das suas queridas personagens. Extrapolando agora para o cinema, a própria imagem do actor que acaba por ser o ídolo de muita boa gente é sustentada por uma imagem que essas pessoas gostariam de alcançar, por isso o sucesso alcançado por eles. Não percebo como um horário nobre televisivo é totalmente preenchido por uma variada panóplia de novelas em vários canais, e o mais estranho é que todos têm as audiências bastante elevadas. Não seria melhor tentar oferecer ao telespectador um outro tipo de programas, programas esses que tivessem uma base cultural, ou educativa suficientemente elevada para que fosse de alguma maneira pedagógica, em vez de tentar esconder os problemas do dia a dia durante algumas horas, com uma outra fonte de problemas. Mas infelizmente a culpa não é só das pessoas que assistem, por muito que durante alguns anos tivessem limitadas a 4 canais, e eram impingidos com a programação que as estações televisivas escolhiam, outras opções existem, mesmo para quem não tem acesso a televisão por cabo. O problema reside no facto de sermos quase obrigados (para quem esta viciado em ver televisão) a ver o que eles querem….a programação é basicamente idêntica em 3 dos canais…os filmes são sempre do mesmo género, e repetidos uma mão cheia de vezes, ou são filmes de guerra à noite, ou então ao fim de semana os filmes são ou de animaizinhos que falam, ou criancinhas com doenças (como diz um amigo), intervalando com uns quantos do Indiana Jones, o único canal que se diferencia pela qualidade é a 2 que aposta numa programação alternativa aos outros canais, com uma programação que minimiza um pouco a carência de bons programas, mas mesmo assim a direcção deste canal apostou, não sei bem baseado em quê, de acabar com um dos melhores programas, esse programa era o Acontece, apresentado por um dos melhores jornalistas Portugueses, programa que deixou de ir para o “ar” há já algum tempo.
A televisão Portuguesa bem como todos os outros meios de informação para massas, são propriedade dos maiores grupos económicos, todos esses grupos fazem questão de ter alguma ferramenta para poderem “passar” a informação da maneira como entenderem que seja mais adequada aos seus próprios interesses.
Não admira porque a pouca qualidade e variedade oferecida aos telespectadores, assim torna-se mais fácil, oprimir alguns pensamentos mais ociosos e perigosos para a estabilidade social, a favor dos interesses de alguns.

2 Comentários:

Blogger Xanusca disse...

A cultura em Portugal é rara e restrita. Por isso não saimos do mesmo. Basta ver que em Londres não se paga para ver os maiores e melhores museus do mundo...
Não dá pra competir...

14:33  
Anonymous Anónimo disse...

Cá temos essa mesma sorte... MAS AOS DOMINGOS DE MANHA... que bom não é!!!!!

03:24  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Locations of visitors to this page
eXTReMe Tracker