4.5.05

Pombo correio

Memórias boas, memórias más, esquecimento….não guardar memórias de momentos passados não faz com que esses momentos não tenham existido, apenas ficam sem lugar na nossa consciência. Teriam esses sido bons momentos, ou teriam sido maus? A certeza é que eles existiram de facto.
Mas qual terá sido o trajecto desses momentos dentro da nossa consciência, passaram de momentos maus para momentos menos bons até passarem a momentos a recordar com alguma saudade até ficarem para sempre esquecidos até que algo como um sonho os faça novamente acordar?
Não tenho resposta para isso, pois a distinção de um mau momento para um momento que num futuro longínquo irá ser recordado com alguma nostalgia, e algo que muitas vezes me acontece.
A saudade será a recordação ou o desejo que um determinado momento se volte a repetir, ou um misto dos dois?
Existem alturas da nossa vida que não são apagadas pelas boas recordações que guardamos, mas as más tem tendência para se apagarem, mas tal não deveria acontecer, digo isto não por querer ser atormentado com tamanha dor, mas para que as causas que originaram essas más alturas não se voltem a repetir, mas a própria natureza humana faz com que o confronto com situações que poderão indiciar um possível sofrimento sejam completamente ignoradas e o desejo de viver um momento intenso faça com a lição seja completamente esquecida, mas o reverso da medalha é o culminar de sentidos que nos permitem voltar a repetir determinadas acções que nos irão proporcionar momentos agradáveis.
Sentir saudade de alguém que nunca mais vamos ver é doloroso mas faz com que os momentos não se apaguem e a memoria continue fresca o que acaba por ser gratificante e saudável, a verdadeira dor existe quando nos auto confrontamos com aquilo que ficou por fazer, e como tal somos impelidos a tomar atitudes mais marcantes e fortes para quem esta ao nosso lado, para que os momentos fiquem cravados na memoria e não ficarmos com a sensação que poderia ter sido feito mais.
Tudo isto é um pouco complexo, encontrar a distinção para diferenças tão subtis que é o nosso inconsciente controla a maioria das vezes.
O que me confronta efectivamente é a facilidade com que algumas pessoas se esquecem de determinados momentos. Com que adjectivo catalogamos tal atitude?
Será isso sinal de inteligência e versatilidade por se adaptar rapidamente a novas situações ou será sinal de falta de ligações sentimentais que não permite guardar recordações e ignore por completo as ligações emocionais passadas? Ou será, analisando mais superficialmente apenas um sinal que o passado não teve a devida importância e a marca desse passado foi facilmente apagada pelo vento?

4 Comentários:

Blogger Xanusca disse...

que belo post... Quanto à tua pergunta respondo-te com o meu novo post em http://261dias.blogspot.com

15:17  
Anonymous Anónimo disse...

gracias!A caminho...

19:33  
Anonymous Anónimo disse...

posso votar?

pedro presidente!!!

gosto da maneira como pensas. sigmund deve sentir-se muito orgulhoso.
será que um dia vamos conseguir? vao ser precisas muitas drogas.

02:12  
Anonymous Anónimo disse...

lololl...obrigado pelo voto

20:06  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Locations of visitors to this page
eXTReMe Tracker